Aprenda a calcular fretes e encontrar transportadoras

Recebemos muitas ligações no Axado de gestores que desejam aprender a calcular fretes ou a encontrar transportadoras ideais para os seus negócios. Como esse trabalho envolve conhecimentos muito específicos, nem sempre com um post conseguimos atingir 100% o objetivo. Dessa forma, tentamos descrever 5 dicas para ajudar quem precisa calcular fretes e encontrar transportadoras:

5 dicas sobre fretes e transportadoras

Dica #1: Conheça bem o seu negócio! Antes de tentar buscar como se calcula o frete, busque entender qual o perfil de transportadora que melhor se adequa eu seu tipo de negócio. Temos no mercado transportadoras que são especialistas em grandes operações, outras em pequenas, umas em mercadorias de grande porte, outras mais courrier, umas fazem todo o Brasil, outras são mais regionais. Diante disso, o primeiro passo é entender qual o seu perfil de produto, sua origem e quantidade de movimentação. Essas informações servirão de base para saber quais transportadoras atendem o seu negócio.

Dica #2: Busque conhecimento nas fontes corretas! O Axado  é um exemplo de empresa que coloca semanalmente artigos, e-books, vídeos, webinars, para ajudar gestores a entender tudo que é preciso para construir uma logística adequada para o seu negócio e calcular o frete corretamente. A internet possui muito conteúdo, então procure ter certeza de que a fonte que você está lendo é confiável e tem conhecimento profundo sobre o assunto.

Dica #3: Conheça as tabelas de fretes! Coloco a seguir um e-book (Aprenda a calcular corretamente o frete no seu e-commerce e venda mais!) e um post (Conheça os diferentes formatos de tabelas de frete) que tratam com detalhes o cálculo do frete. Apesar de complexo, é muito importante o gestor entender como se calcula o frete. Entendendo isso, fica mais fácil de compreender a importância de escolher um sistema adequado para realizar esse trabalho com precisão e qualidade.

Dica #4: Peça indicação de transportadora a quem conhece! No Brasil temos um mercado muito segmentado, onde mais de 100.000 transportadoras disputam diariamente novos clientes. Além de haver muitas no mercado, as transportadoras que estão com um bom desempenho hoje, podem não ser as mesmas de amanhã. Então esse é um conhecimento contínuo que merece a participação de especialistas. No Axado ajudamos diariamente dezenas de empresas com indicações de transportadoras que possam atender tais demandas.

Dica #5: Não subestime a importância do cálculo de frete no seu negócio! Muitas empresas deixam o cálculo do frete e escolha de transportadoras em segundo plano, sem saber exatamente o quanto de dinheiro estão deixando de economizar. A eficiência operacional e inteligência logística são recompensadas com um sistema automatizado de qualidade, ou seja, existe retorno sobre o investimento.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Conheça o nosso trabalho e peça a demonstração do nosso sistema. Somos pioneiros e líderes no Brasil como gateway de fretes!

Escrito por: Guilherme Reitz – CEO do Axado

Os comentários estão encerrados.